MUNICIPAL LIBRARY
Grândola – Portugal
O edifício proposto para albergar a nova Biblioteca e Arquivo Municipal de Grândola, apresenta-se como um bloco paralelepipédico de matéria sólida (espaço) que ocupa a totalidade do lote existente. Posteriormente, o bloco é trabalhado através de subtracções de matéria (escavações) que irão constituir espaços exteriores ao edifício.
As subtracções realizadas integram-se nas tendências volumétricas e morfológicas do edifi cado envolvente, reproduzindo as diferentes cérceas e larguras das fachadas confi nantes sem, no entanto, se perder a ideia unitária de edifício. O resultado conseguido é uma volumetria ajustada ao local, vista como uma unidade funcional.
O Pátio na sua proporção “acolhedora” – devido à sua dimensão dentro da escala do edifício -, adquire uma identidade visual una, através da aplicação de uma pele uniforme que revestirá as paredes opacas que o constituem. A iluminação que oferecem produzem efeitos que enriquecem o espaço, quer pela criação de sombras, quer pela luz que se distribui ao longo as paredes e espaços que o formam e delimitam.
A proposta compõe-se através de uma métrica ortogonal (7,50mx7,50m) que, não só permite uma fácil distribuição espacial desde o ponto de vista estrutural, como facilita a criação de hierarquias espaciais através da sua decomposição.
Location: Grândola – Portugal
Date: 2012
Team: with AM Arquitectos