SÃO FRANCISCO LIBRARY
São Paulo – Brasil
O partido arquitetônico também considera como norteador do projeto a construção de uma identidade arquitetônica da biblioteca. O edifício, em seu estado original, está plenamente inserido no contexto urbano do centro-histórico de São Paulo, e participa ativamente na construção desta paisagem urbana. Além disso, está cercado de inúmeros edifícios históricos tombados, como a própria Faculdade de Direito da USP, devendo, portanto, respeitar profundamente o impacto em seu entorno edificado.
Desta forma, a intervenção na fachada do edifício pretende ser minimalista, respeitando assim seu entorno e a sua memória original. A fachada atual, composta por pastilhas, passa por uma releitura: é criado um elemento de proteção que retoma a pele original e, ao mesmo tempo, remete às estantes dos livros da biblioteca. A partir da junção destes dois conceitos, resgate à memória do antigo e alusão ao novo, propõe-se um módulo metálico de fachada que se sobrepõe à fachada antiga, integrando-se sutilmente ao contexto urbano. A escolha do material construtivo passa pelo mesmo conceito, e por isso a eleição do “cobogó metálico”: relê um elemento recorrente na arquitetura brasileira, aliando a este a tecnologia e leveza das estruturas metálicas.
Quanto à relação do edifício com a Faculdade de Direito da USP, optou-se por não realizar uma conexão física entre ambas as construções. Propõe-se apenas um acesso otimizado no nível da rua, readequando a sinalização viária e criando uma comunicação visual urbana que vincule o anexo IV à faculdade.
Location: São Paulo
Date: 2013
Type: Renovation
Status: Competition
Team: with Ibyrá arquitectura